Home office: Como trabalhar em qualquer ambiente

Diante da pandemia do coronavírus, empresas brasileiras de diferentes setores encontraram no home office a solução para manter a continuidade do negócio, dentro do que é possível. A questão é que, enquanto em algumas organizações a transição foi tranquila e natural, em outras que não estavam familiarizadas com o trabalho remoto o novo momento tem sido um desafio. E é sobre isso que vamos falar nesse post.

Ainda complementando, os benefícios do trabalho remoto não são exclusivos para períodos de isolamento, eles representam também redução de custos operacionais das empresas.

Cinco benefícios do home office

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a política do home office é benéfica tanto para o colaborador quanto a organização. Uma pesquisa da consultoria de recrutamento Telenses revelou que o trabalho remoto aumenta a motivação dos profissionais e melhora do clima organizacional (opinião de 74% dos entrevistados), contribui para a atração e retenção de talentos (66%), melhora e conserva a saúde mental dos colaboradores (52%), eleva a qualidade das entregas (46%) e reduz os custos operacionais (14%).

Falta de estrutura adequada é o principal desafio do trabalho remoto

Apesar da existência e comprovação dos benefícios do home office, 40% dos executivos de empresas entrevistadas pela Talenses afirmou que ainda têm dificuldade de permitir que seus colaboradores trabalhem remotamente por não conseguirem oferecer uma estrutura adequadas para esse modelo de trabalho. Entre os demais entrevistados, alguns atribuíram obustáculos como a falta ferramentas que identifiquem que os profissionais estão efetivamente exercendo suas funções, enquanto outros citaram a dificuldade para controlar as horas trabalhadas.

É possível ter um pedaço da empresa na casa do colaborador

Nem sempre a rede doméstica existente na casa dos colaboradores está preparada para suportar o volume de informações que circulam no ambiente corporativo. Para solucionar esse problema, muitas empresas estão aderindo a uma solução de teletrabalho da Aruba. Por meio dela, é possível entregar na residência do colaborador um ponto da rede wi-fi corporativa, com acesso a recursos, ferramentas, telefonia voip, impressora da rede e PC de mesa, por exemplo. Ou seja, um excelente recurso para transformar o ambiente de trabalho remoto do colaborador, onde quer que ele esteja, em um pedaço da empresa. Tudo sem a necessidade de fazer alterações no dispositivo do funcionário ou deslocar um especialista para auxiliá-lo a se conectar à rede corporativa de maneira adequada.

Com uma visão positiva, parceiros especializados e soluções de tecnologia adequadas é possível encontrar neste momento adverso do País oportunidades interessantes de evolução para os negócios, as operações e as relações com todos os stakeholders da organização.

Nós podemos te ajudar neste desafio. Entre em contato conosco e vamos conversar

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

© 2001 - 2020 Telan Technologies